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Minha Casa Minha Vida

1. O que é Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional do governo federal lançado em 2009 e tem como finalidadeestimular o acesso a moradias para famílias com renda até R$ 7.000,00 através de uma série de vantagens.

2. Quais as vantagens do Minha Casa Minha Vida?

a. Subsídios: Uma espécie de desconto concedido pelo governo federal que pode chegar até R$ 31.665,00 para osimóveis em Pernambuco. Quanto maior a renda , menor será o subsídio.

b. Taxas de juros: São as mais baixas do mercado , variando de 4,5% a 8,16% a.a.. Quanto maior a renda familiar ,maior a taxa de juros.

c. Prazo de financiamento: em até 360 meses para pagar.

d. Segurança: o contrato de financiamento funciona como a escritura do seu imóvel. Na parcela do seu financiamentouma parte do valor é destinada a seguros que cobrem qualquer dano ao imóvel, que quitam a dívida no caso demorte ou invalidez do comprador e que garantem o término da obra e a entrega do seu apartamento.

3. Quais imóveis se encaixam no Minha Casa Minha Vida?

Casas e apartamentos com valores de venda de até R$ 190.000,00 para Recife, ou de até R$ 180.000,00 na RegiãoMetropolitana e cidades com população maior ou igual a 250 mil habitantes.

4. Quem pode participar do programa?

Para participar do programa basta atender às condições abaixo

  • Não pode ter imóvel em seu nome na cidade que mora ou trabalha.
  • Sua renda familiar bruta deve ser no máximo R$ 7.000,00 por mês.
  • O imóvel deve ser utilizado para sua moradia.

5. O que é Renda Familiar?

É o somatório da renda dos participantes do financiamento, podendo ser da mesma família ou não. Ex.: Doisamigos,namorados, casais, mãe e filho,irmãos, etc...

6. Como faço para usar meu FGTS no Minha Casa Minha Vida?

Basta ter 3 (três anos) de carteira de trabalho com saldo de FGTS.

7. Quais os documentos que preciso apresentar?

  • 1. Documento de identificalão;
  • 2. Comprovante de Estado Civil;
  • 3. Comprovante de Renda de acordo com os casos abaixo:
    • a. Funcionários com carteira assinada/servidor público:
      • 03 últimos contracheques
    • b. Aposentado ou Pensionista, vinculado ao INSS:
      • Imposto de renda
      • Extrato do INSS
    • c. Autônomo ou Profissional Liberal:
      • Cópia completa da Declaração de Imposto de Renda – Inclusive anexos e protocolo de entrega;
      • Cópia dos 06 últimos extratos bancários;
      • Apresentação de todas as despesas em seu nome para comprovação da renda. Ex.: Cartão de Crédito, Contasde água e luz, Plano de saúde, Boleto de faculdade, Recibo de aluguel, TV por assinatura, etc.
  • 4. Comprovante de Residência

8. Agora que já entendi o programa como faço para comprar o meu imóvel?

Você pode entrar em contato diretamente com a nossa equipe para tirar todas as dúvidas sobre ofinanciamento e escolher o seu apartamento. Nós analisaremos a sua documentação e apresentaremos asmelhores condições para o financiamento de acordo com a sua idade e renda.